AS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
E OS INDICADORES DE CONTROLE E RESULTADO
.
Elisandra Lidiane
Minozzo[1]
Celmar
Côrrea de Oliveira[2]
RESUMO
Este artigo tem por
objetivo, identificar alguns dos gargalos que tornam as compras e contratações
públicas no Brasil, complexas e demoradas, bem como responder a questão de
pesquisa: Como tornar as aquisições e contratações públicas brasileiras, mais
eficientes, eficazes e efetivas? No Brasil, as legislações que tratam desta
matéria, procuram regular detalhadamente cada fase do processo de compra, nem
por isso consegue-se obter um resultado satisfatório. Para responder a questão
proposta apresentada no trabalho, adotou-se uma metodologia qualitativa, assim
como valeu-se de uma revisão bibliográfica. Foi apresentada a evolução histórico-jurídica
das compras públicas, e o exame das duas principais leis que regram as
aquisições e contratações públicas
atualmente, comparado os principais pontos divergentes, e buscando pautá-las
pelos indicadores de eficiência, eficácia e efetividade. A conclusão aponta
como necessária uma readequação das legislações vigentes aos novos tempos, e o
melhor aproveitamento das tecnologias existentes.
[1] Pós-graduanda em Gestão Pública e
Democracia, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. RS,
email: elisandraminozzo@gmail.com
[2] Professor Orientador, Doutor em Recursos Hídricos
e Saneamento Ambiental No Instituto de Pesquisas Hidráulicas d UERGS, mestrado
em Direito, especialista em Direito e Educação, Professor Adjunto da
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
O presente resumo refere-se a um dos artigos parte do trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Pública e Democracia - UERGS
O presente resumo refere-se a um dos artigos parte do trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Pública e Democracia - UERGS
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