terça-feira, 22 de março de 2011

Dilemas sociais

Hoje vimos a matéria que mais gostei no curso, Tratamento Penal. Estatísticas deprimentes, provas de que há falhas, grandes falhas em nosso sistema, nem falo aqui do sistema penal, mas do todo. Nossa sociedade, deixa lacunas, que são supridas muitas vezes pelas formas mais absurdas possíveis. Falamos em ressocializar, quando não garantimos nem o atendimento das necessidades básicas do indivíduo. Somos acostumados a criar pré-conceitos sobre programas e usuários. Não faltam críticas ao bolsa família, as políticas de inclusão no geral. Difícil encontrar empresas dispostas a empregar apenados e mesmo ex-apenados, mas tão comum encontrar aptos a criticar que são vagabundos, que sustentamos a massa carcerária. A verdade é que punimos, dupla, triplamente as pessoas por seus delitos, esquecendo que atrás das grades de ferro e das grades ficticias que nos distanciam daqueles que julgamos piores, estão pessoas, com talentos, sonhos e indignações. Não somos culpados pelos atos dos outros, mas somos quando fechamos os olhos, e preferimos fazer nosso próprio julgamento, sem nos dar ao trabalho de lembrar que todo ato, originou-se de uma causa e está apresentará uma consequência, a qual querendo ou não irá nos afetar.

Um comentário:

Isadora Minozzo disse...

Vejo novos horizontes?? Mudanças de concepções?? Parabéns pelo post. Me orgulho de ouvi-la falar sobre esses dilemas sociais. A vida é aprendizado. Aprendizado é crescimento! Te amo!

A QUINTA VIDA DE ELIS

Num primeiro momento, pensei em excluir o blog, já que tanto tempo se passou, sem que eu escrevesse. E como tenho mudado tanto, o que é per...