sábado, 21 de janeiro de 2012

Gestão Pública por resultados

Reorganizar uma empresa, é um ato  complexo. Pensar em reestruturação no serviço público, então, é uma tarefa  por demais árdua. Uma das formas mais discutidas de nosso tempo é a  gestão pública baseada nos resultados. Para isso é primordial que estejam alinhados: governo, órgão reestruturante e servidores. Deverão formar governos capazes de lidar com a força política, e buscar mecanismos de consulta para implementação de novas políticas públicas. Conseguir entrelaçar uma reforma, ampliando a democracia por meio da especialização dos servidores e de um planejamento estratégico, focados na missão do estado. É necessário introduzir alguns parâmetros do setor privado, fortalecer as carreiras estratégicas para as mudanças e as gerenciais, encorajar a descentralização e a delegação das atribuições, revisar princípios hierárquicos do funcionalismo público.
Ao contrário da administração burocrática que tenta maximizar o controle como premissa básica, exigindo dos servidores em primeiro lugar controle, desviando-os de sua principal tarefa que é estar a serviço do cidadão, a reestruturação baseada na gestão por resultados irá preocupar-se com disseminação do conhecimento dos processos, com o compromisso para o atingimento das metas, e não basicamente com o cumprimento de horários. Uma gestão pública para ser dinâmica e eficiente nos dias atuais só poderá ser alicerçada no comprometimento de servidores públicos e gestores, com foco nos resultados e na satisfação de ambos, jamais em ordem vertical imposta pelos altos escalões.Desde Maquiável em seu livro O Princípe, publicado em 1532, deixava claro a necessidade de se ganhar a confiança do povo, cujos territórios queria conquistar; nenhum gestor conseguirá por em prática projetos caso não tenha a confiança política necessária e o apoio dos servidores públicos.

Site apoio: http    ://ava.grupouninter.com.br
Curso de especialização em Adm. Pública e Gêrencia de Cidades. 

Nenhum comentário:

A QUINTA VIDA DE ELIS

Num primeiro momento, pensei em excluir o blog, já que tanto tempo se passou, sem que eu escrevesse. E como tenho mudado tanto, o que é per...