quarta-feira, 26 de outubro de 2011

GESPÚBLICA - Qualidade no serviço público

Já ouviu falar em GESPÚBLICA?

GESPÚBLICA é Fusão dos Programas da Qualidade no Serviço Público e Nacional de Desburocratização. Instituido pelo decreto  nº 5.378/05 tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País.  Deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais.
Defende a consolidação da administração pública profissional. Tem características essencialmente pública, focada nos resultados, orientada para o cidadão com padrões de qualidade e gestão internacionais. Propensão para mudança de um modelo de administração pública burocrática para uma administração focada nos resultados.
Visa uma mudança significativa nos padrões de hoje para gestão pública, com políticas públicas focadas de fato nas necessidades do cidadão. Para essa mudança depende-se basicamente das pessoas, precisa em primeiro lugar haver vontade, interesse na mudança, adaptar-se a ela, mudar o comportamento com novas práticas de gestão.  Um futuro incerto, pois não há um modelo pronto de como chegar a esse novo paradigma, o que fica claro é que aos gestores não caberá mais o papel de puro agente político, mas de profissionais  que agreguem conhecimento técnico  de administração e de políticas públicas. Devem estar prontos e dispostos a mudança. Com clareza, definição de processos, prioridades a serem aplicadas e especialmente boa vontade para a ação.







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