quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Por que planejar?

"Planejamento é uma atividade que se desenvolve para definir ações e recursos visando alcançar o resultado que se deseja.

Pode-se dizer que o Planejamento “é a organização do que será feito hoje, para o alcance do que se deseja amanhã”. Geralmente, para a concretização do que se pretende alcançar, formulam-se PLANOS.

O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
O Planejamento é fundamental para que sejam atingidos os resultados esperados pelo Governo. Através dele, o Governo consegue gastar melhor os recursos arrecadados (impostos, taxas, contribuições) em benefício da população.

O Plano Plurianual (PPA) é um importante plano governamental que estabelece, de forma regionalizada e participativa, as diretrizes, os objetivos e as metas do Governo para um período de quatro anos.
A elaboração do PPA, de forma regionalizada, é uma exigência, tanto da Constituição Federal de 1988 (Artigo 165) como da Constituição do Rio Grande do Sul (Artigo 149).


O PPA é estruturado em PROGRAMAS e AÇÕES e, após as fases de elaboração e de validação, é transformado em Lei, aprovada pala Assembleia Legislativa do Estado.

O PPA 2012-2015: 
O Plano Plurianual do Rio Grande do Sul 2012-2015 será elaborado a partir de uma base estratégica fundamentada em quatro grandes desafios propostos pelo Governo:


Econômico: Alcançar o crescimento do investimento, do emprego e da renda.
Regional: Promover o desenvolvimento regional..
Social: Elevar a qualidade de vida e erradicar a pobreza extrema.
Democrático: Aprimorar a cidadania e os valores republicanos.

Estes desafios dão origem aos Objetivos Estratégicos do Governo para os quatro anos, as quais deverão orientar a proposição dos Programas do PPA."
*******
Conheça, acompanhe e participe! http://www.participa.rs.gov.br/index.php

Nenhum comentário:

A QUINTA VIDA DE ELIS

Num primeiro momento, pensei em excluir o blog, já que tanto tempo se passou, sem que eu escrevesse. E como tenho mudado tanto, o que é per...