quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Políticas públicas

Afinal de contas, o que você entende por políticas públicas?
Elas são, ou deveriam ser, respostas dos governos para solucionar os problemas e as demandas da sociedade. Podem ser tanto leis ou decretos, como bens e serviços oferecidos diretamente à população. Devem envolver um processo e ter um resultado.
Os problemas sociais em nosso país vem crescendo ao mesmo tempo que a capacidade financeira e técnica dos governos para solucionarem esses problemas diminui, por esse motivo torna-se relevante e necessária a discussão dos processos e da gestão de políticas públicas. O sucesso e a qualidade dessas políticas, dependem de vários fatores sócio-políticos, especialmente da capacidade técnico-administrativa do governo  para dar suporte adequado às decisões políticas na formulação e na gestão de seus atos. Apesar de inseridas no campo político, é essencial não abrir mão de suporte técnico-científico, de outra forma, poderá inviabilizar os projetos e os próprios objetivos políticos. Esses objetivos serão mais facilmente atingidos se forem resultantes da interação de associações de classe,sindicatos, instituições governamentais e não-governamentais e empresas privadas, as quais se relacionam, se articulam e fazem valer suas necessidades e interesses. O que poderá fazer com as demandas atendidas nem sempre sejam as que beneficiam a maioria da população, mas sim, beneficiem aqueles que fazem parte dos grupos mais bem organizados.

Subsídios: Material complementar Pós-graduação "Administração Pública e Gerência de Cidades" : Elaboração, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas  Prof. Roosevelt Brasil Queiroz



"Não se faz um bom governo sem boas políticas públicas e não é possível fazer boas políticas públicas sem o suporte de técnicas adequadas de planejamento e de gestão pública."


(Prof. Roosevelt Brasil Queiroz)


Nenhum comentário:

A QUINTA VIDA DE ELIS

Num primeiro momento, pensei em excluir o blog, já que tanto tempo se passou, sem que eu escrevesse. E como tenho mudado tanto, o que é per...