terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

É Super Interessante

Dados da Revista Super Interessante:

Meia hora de gastos militares pelos países desenvolvidos custam:


36 MILHÕES DE DÓLARES = É o custo, por exemplo, do chamado Projeto de Agricultura de Kassala, no Sudão, capaz de tornar 740 000 pessoas naquele país auto-suficientes em matéria de alimentos.

Um submarino nuclear:

1,4 BILHÃO DE DÓLARES EM MÉDIA = A quantia é suficiente para um programa global de vacinação contra as seis moléstias mais perigosas na infância. Isso evitaria a morte de 1 milhão de crianças por ano.

Um teste de explosão nuclear:

12 MILHÕES DE DÓLARES = Esse valor serviria para construir cerca de 20 grandes escolas na África e na América Latina. Ou para enviar 80 000 caminhões-pipas com água potável a cidades, onde ela não é disponível.

Um helicóptero bimotor:

11,5 MILHÕES DE DÓLARES = Com esse dinheiro, seria possível fornecer inseticidas domésticos, durante um ano inteiro, para 8 milhões de africanos, vítimas de insetos transmissores de doenças.


COMIDA DE MENOS

Todas as noites, mais de 100 milhões de crianças adormecem de barriga vazia. Seis em cada dez mulheres em idade de procriar têm anemia. Resultado: os países em desenvolvimento, 0% dos bebês nascem com menos de 2,5 quilos - o mínimo considerado normal.


ESPERANÇA DE VIVER

A cada ano, quase 14 milhões de crianças morrem antes de completar o quinto aniversário. A maioria dessas mortes poderia ser evitada com campanhas de imunização infantil e educação das mães sobre higiene básica.

**********
Agora me ajude a pensar e reponda:

 - É tão difícil assim erradicar a pobreza no mundo?
- Estamos preocupados com isso?
- Temos coragem de levantar alguma bandeira, qualquer que seja de cidania?
- Temos em algum momento do dia espírito coletivo?

Um comentário:

Eugênio disse...

Tu já leu sobre algum cubano desnutrido ou sem atendimento médico? Certa feita o Fidel disse uma frase intrigante " hoje a noite milhões de crianças irão dormir com fome, nenhuma é cubana."
Toin!

A QUINTA VIDA DE ELIS

Num primeiro momento, pensei em excluir o blog, já que tanto tempo se passou, sem que eu escrevesse. E como tenho mudado tanto, o que é per...