domingo, 19 de julho de 2009

Gripe A ou suína ou no popularzão gripe do porco

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
É um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.(http://pt.wikipedia.org)
******
Estima-se que no RS haja mais de 2 mil casos da gripe. As pessoas com suspeita estão sendo orientadas a ficar em casa de repouso. Baseando-me em análise minha ( conhecimento empírico) e observação, penso que todos nós mais cedo ou mais tarde contraíremos o vírus. Muitos confundirão a gripe A com a comum. Não sabendo distinguir de qual delas foram infectados e curados, pois assim como o vírus vai sofrendo mutações, nosso organismo vai adquirindo mais resistência a ele. Não há mais como nos escondermos atrás de máscaras. Nem fechar fronteiras, ele já está aqui. Agora o alerta, deve ser aos sintomas, as pessoas que já sabem que tem baixa imunidade e ficam gripadas com mais frequência, devem procurar tratamento aos primeiros sintomas. Segundo dados que pesquisei aproximadamente 429 pessoas morreram vítimas da doença no mundo desde novembro de 2008, sendo que 7 milhões de pessoas morrem de cancer a cada ano e isso vem se repetindo. Há tantas doenças muito piores que a gripe A, apenas estamos acostumados com elas. Aceitamos as que ainda não tem cura, aceitamos quando o SUS, pede para esperar para o próximo mês, acreditamos que com o próximo governo vai melhorar a saúde pública e vamos indo tocando nossas vidas, mais com fé em Deus e chá de laranjeira que qualquer outra coisa.

Nenhum comentário:

A QUINTA VIDA DE ELIS

Num primeiro momento, pensei em excluir o blog, já que tanto tempo se passou, sem que eu escrevesse. E como tenho mudado tanto, o que é per...