quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Capão do Cipó- Suas origens


HISTÓRICO
Até o início do século XVII, o Município de Capão do Cipó era habitado por índios guaranis. Quando dos descobrimentos marítimos, coube a nós riograndenses o possível destino de pertencer à Espanha. Assim determinava o tratado de Tordesilhas. Posterior a esse período ocorreu à união das corroas portuguesas e espanholas, justificando assim a origem da população, formada por portugueses e espanhóis.
No ano de 1885, instala-se em Santiago o Conselho de Jurados. Conta-se, que nessa época, foi enviado para proceder diligências, nesta localidade, um serventuário. Tendo o mesmo escolhido para descanso um local onde havia muitas árvores e das quais dispendiam grandes quantidades de cipós.
Ao fazer seu relatório de viagem, denominou em suas anotações o local como "Capão do Cipó". A correspondência, chegando ao destino, popularizou o nome. O local citado por esse serventuário é o mesmo onde está situada uma industria de móveis. Hoje, há uma miscigenação de índio, negro e imigrantes europeus. Sua população conforme o senso de 2007 é de 3.180, sendo 1.495 do sexo feminino e 1.685 do sexo masculino a maioria residente na zona rural.
ECONOMIA
A base econômica do Município é a agropecuária. Possui vastas extensões de terras aráveis, próprias para o cultivo de grãos, bem como terras apropriadas para a criação de rebanhos bovinos.

LIMITES E LOCALIZAÇÃO
Capão do Cipó foi criado através da Lei estadual 10.273 de 16 de Abril de 1996.
Sua topografia é suave, é banhado pelos Rios Inhacapetum e Rosário, possuindo ainda, mais de dez arroios. O Município limita-se, ao norte com Bossoroca e São Miguel das Missões, ao sul com Tupanciretã e Santiago, ao leste com São Miguel das Missões e a oeste com Santiago.
TURISMO
Conta-se com o local histórico "Capão da Batalha" na localidade de Carovi, o qual foi palco de uma das maiores batalhas da Revolução Federalista no Rs, onde foi ferido de morte o famoso General Gumercindo Saraiva, considerado o maior estrategista da época, salientamos ainda que o município esta incluído na Rota " Caminho das Missões".

Um comentário:

Unknown disse...

Olá.
Gostaria que você me ajudasse a encontrar informações sobre as minhas raízes.Minha família era de Caruvi..Capão do Cipó..Veriato de Souza Batista..Diolindo de Souza Batista...Meu Bisavô esta enterrado em Caruvi..Hermelino ou Hermelindo de Souza Batista.Meu email...silvana.historia@hotmail.com

A QUINTA VIDA DE ELIS

Num primeiro momento, pensei em excluir o blog, já que tanto tempo se passou, sem que eu escrevesse. E como tenho mudado tanto, o que é per...