quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Assentamentos - o que falta?

Esta tarde, conheci um pouco da realidade de um assentamento, aqui temos vários, o mais antigo já há vinte anos. Os lotes são grandes, em média 18 hectares, de terras férteis, “onde tudo que se planta dá”, alguns proprietários, fazem bom uso das terras e se desenvolvem. O governo federal tem mandando grandes incentivos, em um dos assentamentos, estão recebendo casas, totalmente de graça, pela informação que tive são ao todo 60 moradias, todas revestidas, com pisos, são de bom tamanho e muito bem feitas. Como em todo lugar, há moradores desmotivados, com casas de chão batido, sem nada plantado. O que faz pessoas com as mesmas condições e incentivos, progredirem ou não? Penso que é a sua própria motivação, os que possuem família, filhos ou parentes próximos, tem motivos para tentar, e buscar as opções que se adaptem a eles. Visitamos um senhor, mora sozinho, numa casa de madeira de duas peças, sem piso, sem banheiro, me mostrou a foto do filho, que não mora mais com ele, não tem esposa, e condicionou sua vida a um financiamento que por motivos simples, vai atrasando e atrasando. Ele acredita que isso, é a solução de seus problemas e que a partir daí, tudo vai mudar, eu já penso que não, o que lhe falta é atitude, motivos para crescer, ambição. Este senhor, numa casa tão humilde, pegou o único enfeite que tinha numa prateleira no quarto e me deu de presente, fez questão que eu aceitasse. Fiquei imaginando sua rotina e cada vez mais me convenço que nenhum financiamento vai mudar sua vida.

*************
Fui convidada por meu colega de trabalho e professor da URI, Pinheiro a participar de sua aula no 6º semestre de ADM, hoje, fazendo algumas colocações sobre Licitações e Compras Públicas, estava louca pra ir, mas a poucos dias tive princípio de pneumonia e, agora estou gripada e com febre, achei melhor ficar em casa tomar um chá e uma aspirina, e alias já estou indo para cama.

**************
Só para constar: o valor orçado para o m² de asfalto aqui no município é de R$ 51,00, aguardamos então a licitação para o calçamento com paralelepípedos, em aproximadamente R$ 23,00 m².

Um comentário:

Unknown disse...

Elisandra, brigada pelo carinho.
Ainda estou em fase de construção e adaptação do blog, tenho difuculdades no postar, mas chego lá.
bjs
Cris

A QUINTA VIDA DE ELIS

Num primeiro momento, pensei em excluir o blog, já que tanto tempo se passou, sem que eu escrevesse. E como tenho mudado tanto, o que é per...